
Felippe Alfredo Wendling: Um incentivador da educação
Hoje trazemos a história de Felippe Alfredo Wendling, um grande incentivador da educação em Dois Irmãos, Rio Grande do Sul. Este texto foi cuidadosamente pesquisado e redigido pelas professoras Perla Goulart, Denise Hubler Ferreira e Maria Cristiane Couto, com o objetivo de homenagear e preservar a memória deste importante personagem da história local.
Felippe Alfredo nasceu em 1908 e teve uma trajetória marcada pelo empreendedorismo, engajamento político e profundo compromisso com a educação. Sua atuação foi fundamental para a emancipação de Dois Irmãos e ele deixou um importante legado, que inclui a fundação de uma escola que leva seu nome.
Convidamos você a conhecer mais sobre a vida e a obra deste homem notável, cuja história nos inspira a valorizar a educação e o desenvolvimento da nossa comunidade. Boa leitura!
Publicado originalmente na 11ª Revista Palavra de Educador (Dezembro de 2024).
Felippe Alfredo Wendling: Um incentivador da educação, patrono homenageado em nossa escola
Felippe Alfredo Wendling nasceu no dia 09/05/1908 em Pinhal Alto, interior de Nova Petrópolis. Ele era filho dos agricultores Sr. Antônio Wendling e Sra. Maria Müller.
A história da família Wendling no Brasil iniciou quando Peter e Maria Anna, avós de Felippe, tiveram que sair da pátria mãe em busca de uma vida melhor para não morrerem de fome. Partiram de Zilshausen, que na época pertencia à Prússia, mas, no ano de 1871 foi tomada pela Alemanha. Embarcaram no navio “Continentista”, e chegaram ao porto de Rio Grande em 18/09/1860 e de lá, o governo os enviou para a região de Pinhal Alto. Trouxeram consigo dois filhos já nascidos e no Brasil tiveram mais cinco filhos, entre eles Antônio, nascido em 20/10/1868, pai de Felippe Alfredo.
O começo da vida no Brasil não foi nada fácil. Após o falecimento de Peter e Maria Anna, seus filhos e netos, buscaram novas regiões para se estabelecerem. Grande parte da família escolheu a cidade de Novo Hamburgo. Porém Felippe e um de seus irmãos vieram para Baumschneis onde conheceram suas esposas.
Casou-se aos 20 anos com a dona Catharina Wingert e um ano depois teve o seu primeiro filho, Normélio Antônio. Além deste filho teve mais oito: Elli, Terezinha Carmem, Iracema, Maria Nelsi, José Ênio, Aloisio Rubem, Iara Beatriz e Maria Denise. Formou-se dentista prático e aos 31 anos, por motivos de saúde, necessitou mudar seu ofício.
Sustentando a família, fundou a firma F.A Wendling, que posteriormente se tornou o que hoje é a empresa Wendling de Transporte Coletivo Ltda. Felipe A. Wendling, sempre muito atuante, teve grande influência na emancipação da então colônia de São Leopoldo, que atualmente conhecemos como Dois Irmãos. Ele participou de várias conferências juntamente com outras famílias de prestígio da época.

A partir de uma assembleia com o povo de Dois Irmãos foi constituída uma comissão emancipacionista composta por João Klauck, Felippe Alfredo Wendling, Victor Raush, Bertoldo Becker, Justino Vier, Albino Ellwanger, Felipe Seger e Algemiro Fleck. Esta comissão foi legitimada pelo governo do Estado com o intuito de elaborar o processo emancipatório da cidade.
Felippe Alfredo Wendling e seus companheiros de comissão não se cansaram e continuaram se esforçando para consolidar a emancipação de Dois Irmãos, tendo que ir em busca do auxílio do primeiro ministro do Brasil, o Sr. Francisco Brochado da Rocha. Este, junto com a assembleia estadual criou uma nova lei que favoreceu as condições de Dois Irmãos se fazer emancipado. Finalmente, aprovada esta lei, o governador estadual, Ildo Meneghetti, assinou a mesma e criou o município de Dois Irmãos no dia 10/09/1959.
Felippe A. Wendling foi um grande incentivador da educação no município, recebeu a placa de honra ao mérito de “Amigo dos professores” no ano 1970. Segundo sua filha, Iara Wendling, Felippe era muito preocupado com o futuro do lugar onde viveu. Realizava gratuitamente o transporte dos alunos do interior de Morro Reuter e Santa Maria do Herval, que na época ainda pertenciam à Dois Irmãos, para participarem do tradicional desfile de 07 de Setembro. Felippe costumava pagar um almoço anualmente para os professores do município, como forma de valorizar a profissão pela qual tinha grande admiração. Seu apreço fez com que duas filhas e duas netas, se tornassem profissionais da educação.
Felippe com dois P como gostava de frisar, faleceu no dia 28/10/1993, mas, deixou valores importantes para serem seguidos como a justiça, a verdade e a educação. Era um homem com pensamentos à frente do seu tempo, pois incentivava os filhos, independentemente do gênero, a estudarem e buscarem seus ideais de vida.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Felippe Alfredo Wendling foi fundada em 02/04/1995, como forma de homenagear um grande incentivador da educação, recebeu o nome dessa ilustre figura que fez parte da história de Dois Irmãos.
Artigo original:

0 Comentários