Skip to content
Página em desenvolvimento.

Felippe Alfredo Wendling

Felippe Alfredo Wendling nasceu em Pinhal Alto, interior do município de Nova Petrópolis, em 09 de maio de 1908. Filho de agricultores, Sr. Antônio Wendling e Sra. Maria Müller, saiu de casa muito cedo para estudar no seminário de Bom Princípio. Estudante dedicado, decidiu ser dentista prático, recebendo seu diploma pelo Curso Casa Sênior de Porto Alegre, em 1926, aos 18 anos de idade. Com diploma em mãos, radicou-se em Dois Irmãos para aqui trabalhar. Além de atender os pacientes da cidade, também seguia, em longas viagens na garupa de um cavalo, para o interior de Santa Maria do Herval.

Casou-se aos 20 anos com dona Catharina Wingert e, um ano depois, já ficou pai do primogênito, Normélio Antônio. Além desse filho, teve, com dona Catharina, mais sete: Elu, Terezinha Carmem, Maria Nelsi, José Ênio, Aloisio Rubem, lara Beatriz e Maria Denise. Todos, atualmente, residentes com suas respectivas famílias em nossa cidade.

Aos 31 anos, por um problema de saúde, teve que se afastar da odontolo- gia; mas para continuar o sustento da família, fundou a firma Felippe Alfredo Wendling que, mais tarde, transformou-se na Empresa Wendling de Transporte Coletivo Ltda. Apesar de estar ligado a uma empresa de transporte coletivo, que lhe tirava muito de seu tempo na administração, ainda dedicava-se ao bem da comunidade. Sempre foi muito atuante, fazendo, inclusive, parte de nossa equipe emancipacionista.

Teve um carinho especial pela educação. Nunca negou esforços para auxiliar as escolas de nossa cidade e, como prova, recebeu da Secretaria da Educação do então Prefeito Municipal, Sr. Léo Klauck, um diploma de merecimento intitulado “Amigo dos Professores”. Felippe Alfredo Wendling nunca deixou de participar das atividades da comunidade e, principalmente, de sua família; mas, aos 85 anos de idade, muito fragilizado, veio a falecer, deixando seu exemplo de vida para nós que aqui ficamos, dando continuidade a muitas de suas idéias.

Sempre foi uma pessoa sincera, jamais falando por meias palavras. Segundo ele, a verdade, por mais que desagradasse, deveria ser dita e, em momento algum deixou de auxiliar a quem precisasse, pois o ser humano infortunado estava acima das riquezas materiais.

A Escola Municipal do Bairro Bela Vista, fundada no dia 02.04.95, recebeu o seu nome; dessa forma, a Prefeitura Municipal o homenageou pelo excelente serviço que prestou em vida ao município.

Extraído da página 204 do livro “História de Dois Irmãos – Passado e Presente (1999)” de Justino Antônio Vier

 

Galeria de Imagens

Governador Brizola assinando a Lei que emancipou Dois Irmãos no dia 10 de setembro de 1959.
Governador Brizola assinando a lei que emancipou Dois Irmãos no dia 10 de setembro de 1959
Back To Top