Você sabe quem paga o conserto do ar-condicionado do imóvel alugado? É o locador? É…

Vidro do box do banheiro quebrou: quem é o responsável, inquilino ou proprietário?
Este é um tópico que vem sempre carregado de emotividade, pois na maioria das vezes causa algum ferimento ao inquilino ou seu familiar. Apesar de poder se tratar de uma fatalidade, um evento que dificilmente se descobre a causa, não há o que questionar quanto à responsabilidade do locatário em repor a porta quebrada.
1 – Dispõe o art. 23, II da Lei do Inquilinato que é obrigação do Locatário conservar o imóvel com o mesmo cuidado como se seu fosse, o que engloba o dever de restituir a porta quebrada;
2 – Dispõe o art. 23, V da Lei do Inquilinato que o locatário deve “realizar a imediata reparação dos danos verificados no imóvel, ou nas suas instalações, provocadas por si, seus dependentes, familiares, visitantes ou prepostos”;
Embora se respeitem as opiniões não jurídicas e interpretações pessoais em contrário, de acordo com o Código Civil, Lei de Locações, Tribunais de Justiça estaduais e Superior Tribunal de Justiça, a responsabilidade pelos custos dessa nova porta é do locatário e não do proprietário.
Além disso, o contrato de locação da Felippe Alffredo também procura deixar claro ao inquilino tal responsabilidade.
O LOCATÁRIO declara que recebe o imóvel em bom estado e que este se encontra em condições de uso e higiene. O LOCATÁRIO deve zelar por sua boa conservação e fazer de imediato os reparos dos estragos a que der causa no curso de sua locação, devendo restituir o mesmo, no fim da locação, no mesmo estado em que se encontra no ato da assinatura deste contrato e do termo de vistoria.
Tendo isso esclarecido, vamos falar de como evitar tal aborrecimento?
O Box De Vidro É Perigoso? Entenda Os Cuidados E Manutenção Necessária
Box de vidro é perigoso? Não!
Um risco envolvendo esse material é a ocorrência de choque térmico. Isso porque o banheiro costuma ser um ambiente frio e, principalmente durante o inverno, a gente costuma ligar o chuveiro em uma temperatura muito alta. É essa diferença de temperatura que pode resultar em uma rachadura, ou mesmo no estouro do vidro.
Para evitar esse tipo de acidente, o box de vidro requer atenção especial. Você sabia que os cuidados começam logo na hora da compra? Por exemplo, o ideal é a que o puxador e a porta fixa estejam localizados a uma distância de pelo menos 5 cm um do outro. Confira mais dicas importantes:
Escolha O Vidro Temperado
O vidro temperado sofre um processo térmico para aumentar a sua resistência. Chega a ser quatro vezes mais forte que um vidro comum da mesma espessura, e resiste melhor às variações de temperatura, evitando o choque térmico. Portanto, é o mais indicado para o box do banheiro.
Além disso, quando o vidro temperado quebra, ele se parte em vários pedaços pequenos e não cortantes. É uma cena que assusta, a princípio, mas garante a sua segurança. Como os pedaços não são afiados, o risco de alguém se machucar é bem menor que o vidro comum – ou mesmo o acrílico, que se quebra em pedaços maiores e cortantes.
Fique atento para a qualidade do material, escolha sempre uma empresa de confiança.
Dica: Um indicativo da qualidade do vidro é o selo do Inmetro.
Película Transparente
É recomentado que seja aplicada sobre o box uma película transparente, para manter os cacos de vidro presos se houver uma quebra. Depois da instalação, é necessário tomar precauções também na hora de utilizar o box.
Verifique O Estado Do Box
No dia a dia, não se esqueça de conferir o estado do box. Se ele estiver trincado, faça a substituição o mais rápido possível. Irregularidades no seu funcionamento – como uma porta agarrada ou deslizando com dificuldade – também devem ser corrigidas logo. Verifique se as roldanas estão funcionando corretamente.
Quando encontrar algum problema, contrate um profissional especializado para fazer os reparos.
Tenha Cuidado No Manuseio
Evite abrir e fechar o box com muita força, já que um impacto violento pode danificar e até “estourar” o vidro. Da mesma forma, evite o choque de materiais rígidos contra o vidro – como o cabo da vassoura e do rodo, durante a limpeza. Tome cuidado com o piso molhado e as quedas, já que você pode acabar atingindo o box. Além disso, não pendure objetos pesados nos trilhos.
Fique De Olho Nas Crianças!
Não deixe que as crianças tomem banho sozinhas, ou sem a supervisão de um adulto da sua confiança. Isso é importante não só para evitar que os pequenos causem acidentes – empurrando a porta com força ou chutando o box no meio de uma brincadeira, por exemplo – mas para garantir socorro imediato, caso seja necessário.Oriente seu filho a deixar a porta do banheiro destrancada. Se houver algum problema com o box, você consegue entrar rápido para ajudar.
O Que Nós Achamos
Você ainda acha que o box de vidro é perigoso? Box de vidro é super seguro, desde que usado da maneira correta. Seguindo essas recomendações, você garante a segurança da sua família! Que medidas de precaução você toma?
This Post Has 0 Comments