skip to Main Content

Índices de reajuste de aluguel: é melhor usar IGP-M ou IPCA?

O IGP-M é o padrão de mercado, mas a Felippe Alfredo acaba de adotar o IPCA como indicador e você sempre pode negociar diretamente.

Quando você assina um contrato para alugar um imóvel, seja como inquilino ou proprietário, é normal que algumas dúvidas surjam. Especialmente para quem está fazendo isso pela primeira vez. E uma das mais comuns, tanto para quem vai pagar quanto para quem vai receber, é o cálculo do valor do aluguel. Mas afinal, o que são e quais são os índices de reajuste de aluguel e como eles determinam a mudança nos valores?

Reajuste de aluguel: IGP-M ou IPCA?
Historicamente, o principal índice utlizado no reajuste de aluguéis é IGP-M. Mas a sua volatilidade fez com que cada vez mais o mercado olhasse para o IPCA, que é a inflação oficial do país. Mas, uma outra alternativa para locador e locatário, que são as partes envolvidas em um contrato de aluguel, em tempos de alta nesses dois índices é negociação direta dos novos valores do reajuste do aluguel.

Evoluções do IGP-M e do IPCA
Em desaceleração no primeiro semestre, em junho de 2022 o IGP-M registrou alta de 0,59% e um acúmulo de 10,70% nos últimos 12 meses.

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top
Search