Your search results

Dois Irmãos é eleita uma das 10 cidades com melhor qualidade de vida do Brasil

Postado por Lucas Wendling on dezembro 4, 2020
0

Índice Brasileiro de Privação (IBP) permite medir a diferença de desigualdade em pequenas áreas dos municípios, como bairros

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou um novo indicador de desigualdade no Brasil, o chamado Índice Brasileiro de Privação (IBP). Para o estudo foram utilizados os dados do último Censo do IBGE, de 2010, na qual foi possível agregar três áreas para a elaboração do ranking: educação, renda e condições de moradia para a população. Entre todos os 5.570 municípios brasileiros, Dois Irmãos aparece no sexto lugar do ranking nacional.

A diferença deste levantamento para o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), por exemplo, medido pela Organização das Nações Unidas (ONU), é que o IBP permite medir a diferença de desigualdade em pequenas áreas dos municípios, como bairros. O IDH atua, neste caso, a nível municipal.

“O Município sempre busca o melhor pela saúde, educação e entre outras áreas e, assim, cada vez mais criar condições melhores para a comunidade que reflitam na qualidade de vida”, disse a prefeita Tânia Terezinha da Silva.

O IBP deve ter seu lançamento oficial na próxima quarta-feira (9) às 15 horas, em evento online, com a presença de pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), vinculado à Fiocruz e responsável pelo ranking, além de profissionais do exterior.

 

O município

Dois Irmãos tem uma população estimada de 33.119 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O município apresenta 94.9% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, 97.9% de domicílios urbanos em vias públicas com arborização e 39.1% de domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio).

A taxa de escolarização na faixa etária dos 6 a 14 anos de idade é de 98,5%. Já em relação ao trabalho e renda, de acordo com o IBGE, Dois Irmãos em 2018, tinha um salário médio mensal de 2.4 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 42.1%.

 

Fonte: Jornal NH Online

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Compare Listings